sábado, 2 de novembro de 2013

Perto da reta final -- uma reflexão

Agora já consigo contar os dias que faltam para que minha pós-graduação à distância acabe, e me parece que as informações nunca se esgotam!

Hoje li um texto sobre a professora Liliam que comentava os diferentes formatos de e-learning (http://www.educacao-a-distancia.com/voce-ja-estudou-por-xmoocs-cmoocs-e-reas-em-educacao-a-distancia/#comment-1559). Seu argumento é o de que não existem desculpas para não se estudar: seja por meio das MOOCS, o sistema clássico dos cursos à distância brasileiros (com AVA, fórum de discussões, materiais exclusivos etc) ou das REAS, as aulas gratuitas que algumas universidades (inclusive as internacionais) disponibilizam, todos nós podemos nos tornar alunos ao acessarmos a internet.

Nesse panorama, algo me despertou a atenção: será que conseguimos lidar com toda a informação disponível? Será que as "coisas não se misturam", em dado momento? Este blog, por exemplo: poderia veicular informação? Até que ponto um desabafo pode "ensinar"? Será que realmente é adequado compartilhar informação assim, informalmente, por meio de um formato descontraído?

Até o momento, minha monografia de conclusão de curso tem mostrado que sim, e que esta é a tendência adotada inconscientemente tanto pelos alunos quanto pelos professores. Criar laços mostra-se bom.

O que vocês acham?

Um comentário:

  1. Olá Bruna,

    Serei informal mas vou dizer o que penso e tenho certeza que não erro muito. Demanda tempo, pra ler tudo, todos os dias, e às vezes vêm idéias, e mudamos nossa posição sobre alguma coisa pré-concebida. Ora, essa é a nova realidade do mundo. Não adianta você questionar se está no caminho certo. Está! Não precisa decorar mais nada nessa vida pois agora temos secretárias de bolso.
    A intermediação ou socialização entre professores e alunos: Não creio necessário que um tutor nos responda: Oi tudo bem? Que Bom! Poxa!!!. Sou crítico. Procure nos forums de nosso curso, quantas perguntas didáticas foram feitas à tutora Cláudia? Por exemplo: Cláudia, o professor não está errado em tal afirmação?... Socialização é isso que estou fazendo agora com você e quem nos lê. Entre alunos. O prof. João Mattar tem excelentes idéias, mas infelizmente é um só, e precisa ganhar seu dia a dia, não tendo tempo para discutir em conversas longas conosco. Acho que esse blog serve para isso. Dizer verdades de cada um, mesmo que depois se comprovem erradas. Abrir os olhos do outro! Propor pontos de vista diferentes. Nada de ficar te agradando dizendo que seu blog é bonitinho..mas que é, é! rsrs (pode rir no blog?)...

    ResponderExcluir