domingo, 29 de setembro de 2013

Por que à distância?

Como última tarefa para ser entregue no meu curso de pós-graduação à distância sobre Metodologias de Educação à Distância (modalidade, então, que não veio só a calhar), fui motivada a criar este blog, em que postarei reflexões acerca desse meu desafio: estudar à distância sobre educação à distância!

Até o momento, tem sido uma experiência valiosa: tenho podido me pôr no lugar do aluno sobre o qual leio e vivenciar todas as suas necessidades (falta de tempo, obrigatoriedade de conexão), anseios (distância do professor-tutor, postagem à distância de trabalhos) e problemas (necessidade de autodidatismo e de organização). De fato, cada vez mais venho comprovando que as tecnologias só têm a ampliar a educação à distância e que, nesse sentido, a tutoria cumpre papel fundamental para guiar o aluno nessa jornada.

Vou começar lendo e comentando em outros dois blogs bastante reconhecidos na área:

http://www.educacao-a-distancia.com/, da professora Liliam Silva, mestra em Educação que acumula experiência no segmento há 12 anos. Nele, a professora compartilha ideias e reflexões sobre e-learning;

http://blog.joaomattar.com/, do professor João Mattar, professor doutor que hoje produz conteúdo didático para cursos à distância (haja vista seu mestrado na área). Neste blog, o professor divulga seus trabalhos e outros cursos.

Então, que comece o fim desta jornada!


4 comentários:

  1. Bom dia! Bruna...como vai?

    Também estou seguindo os dois e outros artigos também, pena que o Feedback do Mattar é dificil de conseguir, um grande abraço pra vc...aguardo sua visitinha...Cintia

    ResponderExcluir
  2. Oi gente.. também sou aluno da pós em EAD... ja viram o site da ABED?

    http://www.abed.org.br/site/pt/

    O meu blog é:

    eadbrasil.tumblr.

    ResponderExcluir
  3. Oi Bruna. Fazemos a mesma pós, e me encontro com dificuldade para fazer meu blog. Poderia me ajudar com alguma orientação? Como não tenho blog, meu e-mail e zanafachinello@gmail.com. Aguardarei retorno. Abraço querida.
    Rosângela Leite.

    ResponderExcluir